quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Curiosidade: quantos prefeitos já foram cassados no Brasil até hoje?

Em 2009, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu um estudo em colégios eleitorais em todo o Brasil segundo o qual, entre 2001 e 2008 foram cassados cerca de 270 prefeitos em todo o país. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) 38,1% dessas cassações foram motivadas por ações de improbidade administrativa (é o caso do Dr. Hélio em Campinas) e, em 36,9% por infrações à legislação eleitoral. Até o final do ano de 2011 foram aproximadamente 176 novas cassações. O Piauí é o atual “campeão” em cassações seguido pelo estado de Minas Gerais. 

Google imagens de http://www.hiltonfranco.com.br
O número de prefeitos cassados têm crescido a cada pleito e as cassações que mais tem acontecido são aquelas por crime eleitoral: compra de votos e uso da máquina administrativa em favor de candidatos, etc. Este aumento tem base na Lei 9.840 – 'Lei de Combate a Corrupção Eleitoral' – em vigor desde 1999. Quando somam-se o número de vereadores cassados com base na mesma lei chegamos a mais de 900 cassações até 2011.

Para não ficar só nos números, vale a pena dar ouvidos à opinião do especialista, professor de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), João Paulo Peixoto que em entrevista no rádio em 2011 deu duas principais razões para o número alto de cassações no país: uma combinação de despreparo com mau uso do dinheiro público; nas palavras dele, profissionais com o perfil de gestores fogem da política porque a população tem uma imagem ruim dos políticos. Pessoas despreparadas que se elegem acabam formando equipes de trabalho fracas, com indicações políticas e pessoais, sem critério técnico.

Algo para se pensar para eleições futuras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário