quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PC do B entrou com representação no Ministério Público Eleitoral

Do site da EPTV http://eptv.globo.com/campinas/especiais/escandaloprefeituras/

PCdoB vê erro em interpretação de Lei Orgânica e pede eleições diretas

Legenda entrou com representação no Ministério Público Eleitoral


O diretório municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) entrou com representação no Ministério Público Eleitoral pedindo que as eleições para o mandato-tampão deste ano sejam diretas. A legenda afirma que houve erro da Justiça Eleitoral na hora de interpretar o artigo 69 da Lei Orgânica de Campinas.
Para o PCdoB se for analisada a questão da vacância na cidade, conjuntamente com o artigo 89 da Lei Orgânica, a conclusão que se chega é de que não há outra forma a não ser a eleição direta em 90 dias. A direção da legenda argumenta também que o pleito direto é legítimo, pois o "Supremo Tribunal Federal decidiu que a regra da eleição indireta para presidente prevista na CF [Constituição Federal] não se aplica por simetria aos estados e municípios".
O partido, que entrou com a representação na terça-feira (10), promete ainda, caso nenhuma providência seja tomada pelo Ministério Público Eleitoral de Campinas, entrar com mandato de segurança.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Não tem prefeito, não tem vice... E agora?

Campinas não é a primeira cidade no Brasil em que acontece de prefeito e vice-prefeito serem cassados um após o outro e, ao que tudo indica, enquanto não tivermos uma normatização mais rígida quanto a abusos por ocupantes do poder público (como por exemplo a Lei da Ficha Limpa) não será o última. Ficando os dois representantes, prefeito e vice, legitimamente eleitos pela população, impedidos de exercer o cargo, o que fazer?

A resposta vem imediatamente: realiza-se nova eleição para definição de novos nomes para ocuparem os cargos vagos (ou em 'vacância'). Aí ficou fácil, eleição todo mundo já sabe como é – todo mundo com seu título de eleitor comparece aos locais de votação e “click” no candidato de sua preferência.

Nem tudo o que deveria ser realmente é, e no caso de Campinas a resposta dada pela justiça foi pela convocação de eleições indiretas. Eleições... indiretas??

Em eleições indiretas quem define o novo ocupante da cadeira de prefeito do município é o Poder Legislativo – no caso de municípios são os vereadores. É uma eleição para o cargo de prefeito em que só os vereadores votam.

A eleição indireta é um recurso (pasmem!) herdado da Constituição Federal de 1967, período de Ditadura Militar, e incorporado pela Constituição Federal de 1988 praticamente na íntegra. O que diz a Constituição Federal é que, para o caso de vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República nos dois últimos anos do período presidencial, serão realizadas eleições indiretas, quer dizer, é o Congresso Nacional quem define quem será o presidente a completar o mandato.

A Justiça Eleitoral considera que, por semelhança, a mesma regra fica válida para estados e municípios que experimentem a dupla vacância nos dois últimos anos do período correspondente. No entanto, há controvérsias quanto a esta posição. Muitos juristas acreditam que a Lei Orgânica do município em questão é a palavra final (ou a letra final) e de fato em muitos municípios foram propostas ações de inconstitucionalidade e expedidos mandados de segurança que argumentavam contra a dedução acima e em defesa do respeito à Lei Orgânica municipal. Frequentemente tais ações foram em favor da realização de eleições diretas.

O argumento central em favor da realização de eleições indiretas se refere aos custos de uma eleição direta e o quanto pode pesar nas contas públicas a realização de dois processos eleitorais diretos em um curto espaço de tempo (um ou mesmo dois anos). Embora este seja um forte argumento, é inadmissível que seja o determinante para uma decisão deste porte.

A definição do ocupante do cargo de prefeito municipal deve ser feita pelos cidadãos, seja qual for a situação e mais ainda em se tratando de casos delicados onde o afastamento deu-se em virtude de corrupção com sinais de complacência até mesmo da Câmara de Vereadores, como parece ser o caso de Campinas. Como é possível conceber que uma Câmara de Vereadores desacreditada pelos cidadãos como a nossa decida por esses mesmos cidadãos quem irá ocupar o cargo de prefeito durante os próximos 11 meses? Essa nós não podemos engolir! Para Campinas é
ELEIÇÕES DIRETAS JÁ!

Curiosidade: quantos prefeitos já foram cassados no Brasil até hoje?

Em 2009, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu um estudo em colégios eleitorais em todo o Brasil segundo o qual, entre 2001 e 2008 foram cassados cerca de 270 prefeitos em todo o país. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) 38,1% dessas cassações foram motivadas por ações de improbidade administrativa (é o caso do Dr. Hélio em Campinas) e, em 36,9% por infrações à legislação eleitoral. Até o final do ano de 2011 foram aproximadamente 176 novas cassações. O Piauí é o atual “campeão” em cassações seguido pelo estado de Minas Gerais. 

Google imagens de http://www.hiltonfranco.com.br
O número de prefeitos cassados têm crescido a cada pleito e as cassações que mais tem acontecido são aquelas por crime eleitoral: compra de votos e uso da máquina administrativa em favor de candidatos, etc. Este aumento tem base na Lei 9.840 – 'Lei de Combate a Corrupção Eleitoral' – em vigor desde 1999. Quando somam-se o número de vereadores cassados com base na mesma lei chegamos a mais de 900 cassações até 2011.

Para não ficar só nos números, vale a pena dar ouvidos à opinião do especialista, professor de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), João Paulo Peixoto que em entrevista no rádio em 2011 deu duas principais razões para o número alto de cassações no país: uma combinação de despreparo com mau uso do dinheiro público; nas palavras dele, profissionais com o perfil de gestores fogem da política porque a população tem uma imagem ruim dos políticos. Pessoas despreparadas que se elegem acabam formando equipes de trabalho fracas, com indicações políticas e pessoais, sem critério técnico.

Algo para se pensar para eleições futuras!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

HOJE TEM TWITAÇO!




Hoje é dia de Twitaço pelas #DiretasJáCampinas de 20h às 22h.

É o povo quem deve decidir seus governantes! Pela defesa da democracia!

Participe! 


Como usar o Twitter e bombar nos tuitaços:
Abrindo um perfil no twitter:


O Twitter é uma rede social, uma rede de relacionamentos online. Para participarmos do Twitter temos que criar
um perfil. Para isso, é necessário acessar o site www.twitter.com. Uma vez na tela inicial, verão à direita na tela uma espécie de convite onde está escrito "Novo no Twitter? Inscreva-se" . Daí é só preencher os dados com nome, email e inventar uma senha. Confirmando a inscrição o twitter vai automaticamente abrir uma nova janela na qual ele propõe um nome para você usar no twitter.
No twitter as pessoas são identificadas por nomes, precedidos do símbolo "@" . O meu nome no twitter, por exemplo, é @tourinhopedro . É possível aterar esse nome, mas ele não pode estar sendo usado por mais ninguém, logo nomes muito frequentes normalmente não estão disponíveis(com certeza alguém já pegou nomes como @zecarlos, @mariasilva, @pedro , etc...).
Uma vez que se cria o perfil você é vai receber um email de confirmação no endereço de email que cadastrou para criar a conta e é necessário responder esse email.
A partir daí fica bem mais fácil. Logo que você entra aparece uma cariha chamada "professor Twitter" que faz um tutorial passo a passo. ensina você a cmeçar a seguir pessoas no twitter, a tuitar, enfim. É só seguir passo a passo e logo qualquer um estará pronto para tuitar bastante.
Para esclarecer, só mais algumas coisas do "mundo" do twitter.

1 - Quem você segue são as pessoas cujas mensagens você vai ler na sua janela e quem segue você vai ler tudo o que você escrever. A qualquer momento você pode parar de seguir quem você segue ou comeãr a seguir alguém que você não seguia. Tem gente que tem milhares, às vezes até mesmo milhões de seguidores no Twitter. Um tuite do Rafinha Bastos, por exemplo, é capaz de alcançar alguns milhões de pessoas que vão ler sejá lá o que for que ele pensou em qestão de segundos. Daí uma certa lógica de que o twitter pode ser uma ferramenta polítca importante.

2 - Retuitar: retuitar (RT) é pegar o tuíte que alguém escreveu e repassá-lo diretamente para todo mundo que segue você. É uma maneira de divulgar algo que outra pessoa escreveu. A autoria do tuíte segue sendo a de quem escreveu a mensagem original e seu nome fica marcado como quem repassou a mensagem.

3 - Hashtag: Hashtag é o nome em ingês para esse símbolo :
# . Para lançar um debate ou chamar a atenção para algum tema no twitter , coloca-se este símbolo seguido de um termo "chave" para o debate. Por exemplo: no debate sobre as eleições diretas em campinas, estamos usando o hashtag #DiretasJáCampinas . Daí, quando se está no twitter , para ver tudo o que está sendo debatido e dito sobre o tema é só escrever lá na barrinha "procurar" o termos que se busca, ou clicar em cima do termo em algum tuíte que você é levado direto para a discussão.
4 - Tuitaço: O tuitaço é uma tentativa de usar a ferramenta do Twitter para dar o máximo de visibilidade a um determinado tema, logo, para o tuitaço ter o impacto que queremos, temos que ter o máximo possível de tuites tratando do assunto. O Impacto do tuitaço émedido pelo número de pssoas que usam o termo escolhido para o tuitaço ou retuitam, num determinado período de tempo. Por isso o tuitaço exige um esforço concentrado, com muitas mensagens em um curto periodo de tempo. Se pessoas com muitos seguidores estiverem participando do tuitaço, as chances de causar impacto aumentam muito. No caso do tuitaço de hoje sobre as eleições diretas para campinas usamos novamente a hashtag #DiretasJáCampinas .

Exemplo de tuítes do último tuitaço seguem abaixo:
"Quem defende a democracia quer #DiretasJaCampinas !"
ou
Vamos defender a democracia em Campinas! Quem decide o prefeito é o povo! #DiretasJaCampinas