segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

HOJE TEM TWITAÇO!




Hoje é dia de Twitaço pelas #DiretasJáCampinas de 20h às 22h.

É o povo quem deve decidir seus governantes! Pela defesa da democracia!

Participe! 


Como usar o Twitter e bombar nos tuitaços:
Abrindo um perfil no twitter:


O Twitter é uma rede social, uma rede de relacionamentos online. Para participarmos do Twitter temos que criar
um perfil. Para isso, é necessário acessar o site www.twitter.com. Uma vez na tela inicial, verão à direita na tela uma espécie de convite onde está escrito "Novo no Twitter? Inscreva-se" . Daí é só preencher os dados com nome, email e inventar uma senha. Confirmando a inscrição o twitter vai automaticamente abrir uma nova janela na qual ele propõe um nome para você usar no twitter.
No twitter as pessoas são identificadas por nomes, precedidos do símbolo "@" . O meu nome no twitter, por exemplo, é @tourinhopedro . É possível aterar esse nome, mas ele não pode estar sendo usado por mais ninguém, logo nomes muito frequentes normalmente não estão disponíveis(com certeza alguém já pegou nomes como @zecarlos, @mariasilva, @pedro , etc...).
Uma vez que se cria o perfil você é vai receber um email de confirmação no endereço de email que cadastrou para criar a conta e é necessário responder esse email.
A partir daí fica bem mais fácil. Logo que você entra aparece uma cariha chamada "professor Twitter" que faz um tutorial passo a passo. ensina você a cmeçar a seguir pessoas no twitter, a tuitar, enfim. É só seguir passo a passo e logo qualquer um estará pronto para tuitar bastante.
Para esclarecer, só mais algumas coisas do "mundo" do twitter.

1 - Quem você segue são as pessoas cujas mensagens você vai ler na sua janela e quem segue você vai ler tudo o que você escrever. A qualquer momento você pode parar de seguir quem você segue ou comeãr a seguir alguém que você não seguia. Tem gente que tem milhares, às vezes até mesmo milhões de seguidores no Twitter. Um tuite do Rafinha Bastos, por exemplo, é capaz de alcançar alguns milhões de pessoas que vão ler sejá lá o que for que ele pensou em qestão de segundos. Daí uma certa lógica de que o twitter pode ser uma ferramenta polítca importante.

2 - Retuitar: retuitar (RT) é pegar o tuíte que alguém escreveu e repassá-lo diretamente para todo mundo que segue você. É uma maneira de divulgar algo que outra pessoa escreveu. A autoria do tuíte segue sendo a de quem escreveu a mensagem original e seu nome fica marcado como quem repassou a mensagem.

3 - Hashtag: Hashtag é o nome em ingês para esse símbolo :
# . Para lançar um debate ou chamar a atenção para algum tema no twitter , coloca-se este símbolo seguido de um termo "chave" para o debate. Por exemplo: no debate sobre as eleições diretas em campinas, estamos usando o hashtag #DiretasJáCampinas . Daí, quando se está no twitter , para ver tudo o que está sendo debatido e dito sobre o tema é só escrever lá na barrinha "procurar" o termos que se busca, ou clicar em cima do termo em algum tuíte que você é levado direto para a discussão.
4 - Tuitaço: O tuitaço é uma tentativa de usar a ferramenta do Twitter para dar o máximo de visibilidade a um determinado tema, logo, para o tuitaço ter o impacto que queremos, temos que ter o máximo possível de tuites tratando do assunto. O Impacto do tuitaço émedido pelo número de pssoas que usam o termo escolhido para o tuitaço ou retuitam, num determinado período de tempo. Por isso o tuitaço exige um esforço concentrado, com muitas mensagens em um curto periodo de tempo. Se pessoas com muitos seguidores estiverem participando do tuitaço, as chances de causar impacto aumentam muito. No caso do tuitaço de hoje sobre as eleições diretas para campinas usamos novamente a hashtag #DiretasJáCampinas .

Exemplo de tuítes do último tuitaço seguem abaixo:
"Quem defende a democracia quer #DiretasJaCampinas !"
ou
Vamos defender a democracia em Campinas! Quem decide o prefeito é o povo! #DiretasJaCampinas

 

Um comentário:

  1. Parabens pelo blog!!!!!!!! O caminho e' esse, Eleição Direta Ja' contra os Golpistas!

    ResponderExcluir